FAQ: Como é feito o processo de fabricação do filme de BOPP?

Fase 1: Extrusão e Formação do filme plano
As matérias-primas são fundidas em extrusoras por calor. O produto é homogeneizado, filtrado e extrudado através de uma matriz plana sobre um cilindro espelhado refrigerado de modo a formar um filme plano grosso (espessura entre 0,75 e 2,5 mm).

Fase 2: Estiramento longitudinal
O produto final da fase 1 é aquecido, estirado, resultando na orientação das cadeias de polipropileno na direção da máquina (longitudinal) e submetido à estabilização térmica.

Fase 3:
Estiramento Transversal e Embobinamento
O produto da fase 2 é conduzido no interior de uma estufa aquecida e estirado, resultando na orientação das cadeias de polipropileno na direção transversal à direção da máquina. É estabilizado termicamente e resfriado à temperatura ambiente. O produto é embobinado gerando rolos máquina com largura máxima de 7300mm e diâmetro máximo de 1200mm.

Fase 4:
Metalização
Após o produto da fase 3 ser colocado na câmara de desbobinamento da metalizadora, é feito o vácuo pelo sistema de bombas. Alcançada a pressão de processamento, o filme de polipropileno biorientado a ser metalizado é transportado pelo desenrolador para a câmara de deposição de alumínio onde um fio de alumínio contínuo alimenta as barcas de cerâmica sinterizada e é evaporado sobre a película de filme. Os átomos de alumínio, assim libertados em forma de nuvem, depositam-se sobre o filme base em movimento formando uma camada muito fina e contínua de alumínio. A estrutura e a espessura da camada dependem da velocidade de evaporação, velocidade do filme e condições de vácuo. Em seguida, o filme de polipropileno biorientado é enrolado com uma tensão ajustável na rebobinadeira. Após o término da metalização do filme, as câmaras de vácuo são despressurizadas para que seja feita a troca da bobina metalizada por uma nova bobina a ser metalizada. Dada a baixíssima espessura da camada de alumínio, não há aumento mensurável de peso no filme nessa fase.

Fase 5:
Acabamento (corte) do filme de polipropileno biorientado
O filme de polipropileno biorientado, proveniente das fases 3 e 4, é cortado em bobinas no formato especificado pelo cliente. E, posteriormente, é embalado com materiais de proteção de acordo com as especificações de embalagem e acondicionamento para expedição.