Vitopel eleva o padrão de performance com sua nova geração de filmes metalizados e avança nos mercados da América do Norte e Central

Vitopel eleva o padrão de performance com sua nova geração de filmes metalizados e avança nos mercados da América do Norte e Central

A Vitopel reafirma sua posição como player global ao expandir significativamente sua atuação no mercado internacional. Com a recente instalação de uma nova máquina metalizadora de última geração em uma de suas unidades no Brasil, a empresa fortalece sua presença no mercado externo, expandindo a exportação com seus novos filmes metalizados para a América do Norte e Central.

Um dos principais diferenciais dessa nova linha é o prazo de validade estendido — de até seis meses —, o que representa um ganho importante em logística, armazenamento e, consequentemente, na eficiência do uso do produto. Os filmes também contam com um tratamento diferenciado que preserva a funcionalidade da superfície do metal.

“Ao longo dos anos, os clientes norte-americanos têm nos dado a oportunidade de demonstrar nossa qualidade, serviço, seriedade e consistência. Hoje, a Vitopel já conquistou a confiança desse mercado e o reconhecimento pela excelência de seus produtos e serviços. Contudo, a exportação de filmes metalizados é bastante complexa, e com essa nova tecnologia conseguimos viabilizar comercialmente um produto que, mesmo sendo importado, garante aos clientes — especialmente aos distribuidores — um padrão de qualidade superior ao metalizado convencional, assegurando sua integridade no momento da aplicação”, afirma Aldo Mortara, diretor de Exportação e P&D da Vitopel.

Além da qualidade técnica, a Vitopel se diferencia globalmente pelo seu compromisso com um atendimento técnico especializado e altamente estratégico. A empresa investe em um suporte consultivo, promovendo visitas comerciais internacionais conduzidas por especialistas que apresentam soluções avançadas e disponibilizam amostras para testes.

Segundo Maico Felicio, gestor de negócios da Vitopel, outro grande diferencial é o suporte do MiniLab — Centro de Desenvolvimento e Inovação da empresa —, equipado com tecnologia de ponta e uma linha piloto de produção de filmes biorientados que poucas empresas no mundo possuem. Essa estrutura permite o desenvolvimento ágil de soluções sustentáveis e eficientes em BOPP.

“É extremamente positivo ver o mercado norte-americano reconhecendo que uma empresa brasileira possui a qualidade e a tecnologia necessárias para entregar produtos no mais alto padrão global. Embora haja concorrência internacional nesse segmento, muitos clientes escolhem o produto brasileiro justamente pelo nosso diferencial em qualidade e pelo atendimento completo”, destaca Maico.

Ele também reforça que a Vitopel tem um foco estratégico na exportação, mantendo uma forte sinergia com agentes de carga e armadores, o que assegura uma logística eficiente e confiável.
“Operamos com um rigoroso sistema de rastreamento de carga, garantindo previsibilidade e segurança no transporte internacional. Toda essa expertise logística, aliada à proximidade estratégica com distribuidores, reforça nossa posição como parceiro confiável e competitivo no mercado global”, completa.

Nova geração de filmes metalizados Vitopel
A Vitopel avança na inovação sustentável com sua nova geração de filmes metalizados, que permite a substituição de estruturas multimaterial por soluções monomaterial. Essa mudança oferece uma barreira superior para demandas mais críticas, contribuindo diretamente para a redução do peso das embalagens, promovendo o design para reciclagem e diminuindo a pegada de carbono — em linha com as metas de sustentabilidade das indústrias.

Com a nova metalizadora, a Vitopel passa a oferecer dois tipos de filmes metalizados:
• Filmes para laminação por adesivo, e
• Filmes para laminação por extrusão, este último amplamente utilizado nos Estados Unidos.

Essa evolução tecnológica posiciona a empresa de forma altamente competitiva, pois, além de atender a uma demanda consolidada, oferece também o prazo de validade estendido já mencionado, garantindo integridade e performance durante o armazenamento e uso.

É importante destacar que poucas empresas no setor dominam a tecnologia de laminação por extrusão, o que torna esse diferencial um forte impulsionador da expansão da Vitopel em categorias nas quais ainda não atuava com força, como snacks, oleaginosas e cafés. Isso fortalece sua presença global e consolida sua liderança em soluções inovadoras de embalagens flexíveis em BOPP.

“O mercado valoriza o que oferecemos porque, além do diferencial de performance, temos um entendimento profundo das demandas dos clientes. Nossa capacidade de manter a regularidade da qualidade, aliada à expertise técnica e ao acompanhamento próximo das necessidades do setor, é o que nos destaca globalmente”, avalia Monica Telfser, gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da Vitopel.

Com as exportações já iniciadas para os Estados Unidos, é importante ressaltar que a nova família de filmes metalizados da Vitopel supera os padrões convencionais do setor, oferecendo diferenciais como melhor processabilidade, ganhos em eficiência operacional e possível redução de etapas produtivas. Além disso, proporciona economia de insumos, redução de resíduos e maior eficiência energética.

Neste cenário, a Vitopel consolida sua capacidade de atender de forma estratégica clientes como distribuidores, convertedores e brand owners, agregando ao mercado interno e externo um portfólio de soluções inovadoras com mais performance, agilidade e segurança.