Existem empresas as quais conseguem que suas atividades sejam packaging neutral – ou seja, elas reaproveitam e recuperam, de forma direta ou indireta, 100% dos materiais presentes nas embalagens dos produtos que fabricam e/ou comercializam. E existem empresas que vão além e realizam algo notável: suas atividades são packaging positive – ou seja, o reaproveitamento e a recuperação que fazem dos materiais de suas embalagens superam a quantidade de materiais usados na confecção destas mesmas embalagens.
As empresas focadas nesta jornada precisam do apoio de outras companhias; por exemplo, da Vitopel, campeã na fabricação de polipropileno biorientado, um plástico conhecido como BOPP, e material passível de reaproveitamento e reciclagem.
A Vitopel conta com um portfólio de 12 marcas de filmes de BOPP e com elas são produzidas embalagens pensadas para a reciclagem (design for recycling). Nossa empresa é orientada para resultados – mas, na mesma intensidade, também é orientada para a sustentabilidade.
A ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) é a entidade que reúne as companhias brasileiras que, das mais diversas formas, lidam com o item embalagem. O último grande evento que promoveu chamou-se, justamente, Fórum ABRE de Sustentabilidade – Positive Packaging, sendo que o tema tratado, claro, foi a intenção de líderes tornar o setor ainda mais positivo – ou seja, uma indústria que, além de não prejudicar o meio ambiente, o torna melhor com as suas operações. E a Vitopel, certamente, terá um papel de destaque para que esse futuro se concretize.