Vitopel avança na atualização tecnológica de suas linhas de filmes e reforça sua posição no mercado global

Desde 2022, a Vitopel tem seguido rigorosamente seu calendário de atualização tecnológica das linhas de produção de filmes de BOPP, mesmo diante de desafios globais, como flutuações cambiais, inflação, aumento das taxas de juros e interrupções na cadeia de abastecimento.

Comprometida em se manter atualizada, a empresa se destaca no mercado de filmes para embalagens flexíveis pela sua expertise e alta qualidade de produtos. No entanto, com a evolução natural dos filmes biorientados, impulsionada pelas novas demandas do mercado — como aprimoramento de selagem, alto deslizamento, menor espessura, maior rigidez, brilho superior e resistência térmica —, os processos produtivos também precisam evoluir.

Neste contexto, a Vitopel está investindo na modernização de suas linhas de produção e na instalação de uma nova metalizadora de tecnologia inglesa de última geração. Esse avanço trará melhorias significativas nos processos e na eficiência produtiva, além da introdução de novos filmes flexíveis metalizados.

A combinação dessas atualizações amplia a presença da Vitopel nos mercados local e internacional, possibilitando a entrega de produtos com atributos exclusivos e maior competitividade em segmentos de alto valor agregado. Além disso, fortalece a expansão da empresa nas Américas.

“Este investimento representa um salto importante para atender às demandas do mercado global. A Vitopel tem a vocação clara de ser uma provedora mundial de soluções para embalagens flexíveis de produtos especiais. O diálogo aberto com convertedores e end users é um diferencial da empresa, e frequentemente somos procurados para desenvolver produtos inovadores. Com essas atualizações tecnológicas, poderemos nos destacar ainda mais na oferta de filmes de altíssima barreira e aprimoramentos em eficiência ótica e de bobinamento”, explica João Batista, gerente industrial da Vitopel.

Modernização das Linhas de Produção
A Vitopel está realizando gradualmente o upgrade de suas linhas de produção de BOPP em ambas as unidades fabris. Essa modernização inclui a substituição de componentes eletrônicos, atualização dos sistemas elétrico e mecânico e a implementação de um novo sistema de controle.

Em outubro de 2024, a Linha 4 da unidade de Votorantim passou por esse processo, resultando em um aumento significativo de eficiência. A preparação para esse trabalho foi altamente elogiada pelos especialistas alemães da Brückner Servtec, parceira da Vitopel e detentora da tecnologia.

O projeto envolveu meses de preparação da equipe interna Vitopel e 45 dias de execução com suporte da Brückner. Durante todo o processo, a linha foi completamente revisada para garantir a excelência operacional. A atualização foi realizada sem incidentes, mesmo nos momentos de pico, quando até 126 operadores terceirizados estavam envolvidos, evidenciando o compromisso da Vitopel com segurança e eficiência.

Dando continuidade a esse ciclo de modernização, a Linha 5 da unidade de Mauá também passará por um upgrade ainda em 2025. Anteriormente, em 2023, a empresa já havia atualizado suas linhas de menor complexidade, como a Linha 3 (Votorantim) e a Linha 4 (Mauá).

Desde 2021, a Vitopel vem promovendo melhorias estruturais contínuas. A primeira fase do plano de investimentos, em parceria com a Brückner Servtec, incluiu a atualização do Controle Integrado de Processo (IPC) para todas as linhas de BOPP.

Com essa estratégia, a Vitopel se mantém na vanguarda do setor, consolidando sua posição como referência em inovação, atendimento e desenvolvimento de produtos, alinhada às metas de sustentabilidade da cadeia produtiva de embalagens flexíveis.