A Vitopel se destaca com o seu MiniLab, área técnica que engloba uma infraestrutura completa de laboratório e uma linha piloto de produção de filmes biorientados dedicada ao desenvolvimento de novos produtos e avaliação de novas matérias-primas, nos posicionando à frente da concorrência com inovações e soluções aos desafios da indústria de embalagens.
Esse serviço técnico trabalha em duas vertentes: o de Projetos Especiais, acessível aos brand owners, convertedores, fornecedores de matérias-primas para filmes flexíveis, recicladores, entre outros; e projetos em parceria na Linha Piloto, com acesso exclusivo aos produtores de matérias-primas para a indústria de filmes biorientados. “Ao integrar toda a cadeia, o MiniLab se torna uma ferramenta de interação que pode fomentar projetos de cooperação, oportunidades e de desenvolvimentos revolucionários de materiais sendo indispensável para quem busca inovação e excelência em embalagens”, avalia Aldo Mortara, diretor comercial da Vitopel do Brasil.
Dentro deste contexto, o suporte técnico e mercadológico é impulsionado pelo olhar apurado dos especialistas Vitopel, ou seja, pela equipe qualificada formada por profissionais experientes de vários setores que possuem anos de experiência e, portanto, conhecimento profundo e detalhado para cada processo, o que permite o acompanhamento especializado em todas as etapas de desenvolvimento.
“Poucas empresas possuem essa mesma combinação de experiência e infraestrutura técnica que tem a Vitopel, fato que nos possibilita oferecer um diagnóstico do sistema de embalagem com a identificação, propostas de ajustes e resolução de falhas, bem como o apoio à definição de estruturas alternativas de embalagem e testes de novos produtos, dependendo da demanda. Isso contribui com o nosso atendimento e serviço aos que já são clientes, mas também atrair clientes potenciais e a promoção de novos negócios”, declara Monica Telfser, gerente de desenvolvimento de novos produtos da Vitopel do Brasil.
Programa Interagir
O MiniLab é complementado com o Programa Interagir que visa compartilhar, com toda a cadeia de embalagens flexíveis, experiências técnicas e mercadológicas do setor de embalagens com a troca de conhecimentos em produtos, novas possibilidades de materiais, processos e aplicações. “Pelo Interagir podemos, por exemplo, propor simplificação de uma estrutura de filme, ganho de rendimento, substituição de estruturas para torná-las mais eficientes e econômicas, redução de gramatura, melhoria do desempenho de selagem, entre várias outras ações que variam de acordo com cada necessidade”, explica Mônica ao mencionar que, com o Interagir, a Vitopel fortalece o vínculo e a proximidade com os clientes e fornecedores diretos e indiretos. “Graças à tradição inovadora da Vitopel, nossos projetos têm alcance global, nesse sentido, grandes brand owners recorrem à nossa empresa em busca de desenvolvimentos personalizados e soluções de ponta. Com isso, mantemos o Programa Interagir ativo para que todo o mercado se beneficie de nossos diferenciais e fortalezas”, pontua a gerente.
Projetos em parceria no MiniLab
O Centro de Desenvolvimento & Inovação, nosso MiniLab, é equipado com tecnologia de ponta que nos permite gerar em escala piloto e com maior velocidade qualquer tipo de desenvolvimento, teste ou amostra. Com isso, promovemos agilidade, menor consumo de matérias-primas e atendimento diferenciado ao mercado.
Embora existam outras linhas piloto ao redor do mundo, essa da Vitopel se diferencia na América Latina por fornecer todos os indicadores necessários para criação de novos produtos, a realização de testes precisos e geração de amostras representativas, além de agregar valor e conhecimentos nas funções e uso dos insumos utilizados nos filmes flexíveis. Ela pode dar suporte aos produtores de matérias-primas para a indústria de flexíveis que têm a oportunidade de avaliarem seus materiais em um ambiente controlado, com o acompanhamento de especialistas da Vitopel.
Outro diferencial é a estrutura completa de laboratório dedicada a análises exclusivamente da planta piloto, que fica à disposição da empresa parceira. No local podem ser realizados inúmeros testes para avaliação de aspectos visuais, testes de superfície, como coeficiente de atrito, propriedades mecânicas, bem como de efeito antifog e outras propriedades adicionais.
“Com essa planta piloto, a Vitopel do Brasil fornece um valor agregado muito importante, principalmente por proporcionar de modo econômico e eficiente a clara ideia do que podemos realizar ou não no desenvolvimento de novos aditivos ao mercado sulamericano”, comenta Roberto Lozano Olvera, da empresa Tosaf, que utilizou recentemente os serviços do MiniLab.
Através do MiniLab, a Vitopel consegue transformar os desafios em oportunidades e ajuda a impulsionar o avanço contínuo do setor de embalagens.