O setor brasileiro de cosméticos registra ano após ano um crescimento expressivo, com uma movimentação econômica na casa dos U$23 bilhões. Somos hoje o 4º maior mercado consumidor de produtos de beleza e higiene pessoal do mundo, pelo segundo ano consecutivo, em um ranking dominado pelos Estados Unidos, China e Japão. Nesse crescente mercado, a logística reversa, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e o desenvolvimento de ações para obter menor impacto ambiental estão em evidência e totalmente em pauta no segmento empresarial. O uso de refil é uma dessas tendências na categoria de cosméticos e existem bons motivos para isso, já que é capaz de gerar baixa produção de resíduos e redução dos gases de efeito estufa por emitir menos poluentes na produção e transporte.
Nesse movimento, levantamentos apontam que algumas marcas que investiram no uso de refis conseguiram reduzir em até 97% o uso de componentes como plástico e vidro, e a expectativa é que os principais players desse mercado consigam oferecer aos consumidores a opção de refis em 100% do portfólio, entre os anos 2022 e 2030.
Nós da Vitopel fazemos parte desta cadeia produtiva e acreditamos que a economia circular é uma responsabilidade compartilhada. É por isso, que nossas exclusivas linhas de filmes em BOPP são idealizadas para oferecer sustentabilidade às embalagens desde a produção até o momento de pós-consumo, construindo um caminho colaborativo entre parceiros, clientes e consumidores finais diante dos desafios ambientais.
No setor de cosméticos, especificamente, estamos inseridos com diversos produtos em BOPP, como os filmes para etiquetas autoadesivas sustentáveis V. Tech.
Nossos filmes têm como diferencial a unificação de alta qualidade de impressão com flexibilidade de uso em itens variados, promovendo excelente apelo visual no ponto de venda, alta resistência aos rótulos e, apesar de rígidos e espessos, são 100% recicláveis e podem ser removidos, otimizando a coleta seletiva e a reciclabilidade. Além disso, possuem estrutura simplificada e desenho para a reciclagem – design for recycling – podendo ser reaproveitados ou transformados em novos produtos.