A mudança sustentável é agora e todos fazem parte dela!

Desde a comercialização de alimentos até a preparação de um evento ou mesmo na troca de presentes e brindes, a escolha de embalagens capazes de contribuírem com a redução da geração de resíduos sólidos e com a economia de recursos naturais pode fazer a diferença e transformar o futuro. Esse movimento vem dando fortes sinais de vida. Um estudo divulgado pela Kantar, em 2022, revela o aumento da consciência do consumidor, que vem optando cada vez mais por embalagens que causem menos impacto ao meio ambiente e que sejam sustentáveis.

Atualmente os Eco Actives, consumidores que se preocupam muito com o assunto e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício, representam apenas 8% da população brasileira, mas têm um impacto na cesta de consumo massivo de R$ 7,9 bilhões. O levantamento ainda aponta que esse é um grupo que vem crescendo desde 2019, e as projeções indicam que ele representará mais da metade (56%) da população mundial nos próximos 10 anos. No Brasil, a previsão é que um em cada cinco consumidores terá esse perfil.

Ao entender que o consumo consciente veio para ficar, a Vitopel tem como foco maximizar nossa capacidade para desenvolver rotas e soluções alinhadas com a economia circular para embalagens flexíveis. Nos aspectos de redução de peso de embalagem e design para reciclagem, nosso objetivo é combiná-los na forma de uma solução de embalagem mono material mais leve. Apresentamos casos de sucesso na AMI Multilayer Flexible Packaging Conference em Chicago no ano passado e estamos atualmente trabalhando em novos projetos.

Com relação a inclusão de resíduo pós consumo nos filmes de BOPP, estamos trabalhando em cooperação com a indústria de reciclagem e parceiros de coleta seletiva, bem como com donos de marcas engajados. Comprovamos a viabilidade de usar PP reciclado como PCR em alguns filmes selecionados projetados para embalagens e rótulos. Escalar para um processo econômico e tecnicamente viável é o próximo desafio, e para isto estamos buscando parcerias com todos os elos da cadeia de embalagens.

Em resumo, estamos trabalhando para fornecer ao mercado não apenas design de soluções para embalagens sustentáveis, mas, não menos importante, também para contribuir com a reciclagem e reutilização do PCR resultante deste processo. É um processo complexo e customizado, porém fundamental para a economia de recursos naturais.